O Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira, de Guaçuí, participou no período de 15 a 23 de julho da 7ª edição do Festival Nacional de Teatro de Passos e Região representando o Estado do Espírito Santo na mostra competitiva na categoria rua e conquistou o prêmio geral de Melhor Atriz Coadjuvante com a integrante do elenco Neuza de Souza do espetáculo Bumba Meu Boi. Para ela foi uma grata surpresa devido ao nível alto de todos participantes nas premiações.
Além do prêmio da atriz, o grupo guaçuiense ainda teve mais quatro indicações: melhor sonoplastia, melhor atriz – Eliane Correia, melhor ator coadjuvante – Edmar da Silva, e melhor espetáculo de rua. “Tudo isso vem comprovar o trabalho sério que todo o elenco desenvolve ao longo dos anos, que busca sempre o aprimoramento na técnica e na interpretação”, declara o diretor administrativo da trupe, Carlos Ola.
O grupo capixaba fez duas apresentações nesta edição, sendo a primeira na Praça da Matriz da cidade de Alpinópolis, e a outra na cidade de Passos, na Praça São Benedito. Em ambas as apresentações encontrou um público acolhedor, participativo e ávido por conhecer a saga do boi que traz leituras de diversas partes do Brasil, inclusive de Guaçuí com passagens da memória da comunidade guaçuiense e do Caparaó.
Além de assistirem a praticamente a todos as peças teatrais do festival, o elenco do grupo acompanhou oficinas, leituras dramáticas, lançamento de livros e apresentação de vivências no teatro; esta com a atriz do teatro e televisão Rosi Campos.
Para essa participação o Gota contou com o apoio do Edital de Circulação e Intercâmbio que liberou recursos do Governo do Estado do Espírito Santo para a contratação do transporte dos atores e técnicos para atuação naquela cidade.