segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

AS PERSPECTIVAS CULTURAIS PARA 2019


Várias comemorações marcam o ano de 2019, trazendo boas perspectivas para a cultura de Guaçuí, entre elas estão as comemorações de 35 anos do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira, iniciadas em agosto do ano passado e que se estenderão até a edição do Festival Nacional de Teatro de Guaçuí.
A agenda do Grupo Gota já começa a ser estabelecida, e entre os compromissos estão as participações em três importantes festivais: de Espera Feliz – MG, de Curitiba – PR, e de São Matheus – ES. Além disso, participa do Projeto Viagem Pela Literatura, em Vitória; e cumpre pauta em Araruama – RJ, com data ainda a ser definida.
Grupo Gota vai a três festivais no início do ano
Entre os espetáculos a serem exibidos neste ano nos festivais, está o sucesso “A estória do homem que vendeu sua alma ao diabo e quase perdeu o seu amor”, uma comédia bem popular, inspirada no folclore nordestino, com um pouco da cultura capixaba. A comédia já coleciona prêmios de Três Rios – RJ e Araçuaí – MG.
Para o Projeto Viagem Pela Literatura, que acontece na capital capixaba, o grupo tem os infantis “Para Sempre Rapunzel” e “O gato de botas”, clássicos que estão sempre no universo lúdico das crianças e dos pais. O grupo participa do projeto desde 2003 e tem levado a sua arte aos bairros de pouco acesso aos equipamentos culturais, proporcionando lazer e arte àquele povo.
Aruaruama e Curitiba recebem produções de Guaçuí
O público adulto tem duas opções: “A absurda comédia de duas vidas” e “O acerto de contas”. A primeira é uma farsa que narra a trajetória de duas irmãs em busca da herança deixada pelo pai e vai ser apresentada no Estado do Rio; já a outra peça é um drama, inspirado em Otelo, de Shakespeare, que volta aos palcos de Curitiba. O drama ainda não teve sua estreia em Guaçuí.
Outra peça que o público guaçuiense deve ver será “O médico a força”, que estreou em março, na capital paranaense, mas ainda não foi exibida em Guaçuí. O grupo adiou suas apresentações na sua cidade natal devido aos compromissos assumidos com outros projetos, entre eles “O menino que caiu na história”, que também voltará a ser exibida para escolas municipais, fruto do edital para coletivos juvenis, da Secult – ES.
 Circulação da Secult traz dois monólogos
O Teatro Municipal Fernando Torres vai contar com as estreias do Grupo e com a série de apresentações dos editais da Secult. Entre os espetáculos que estarão em Guaçuí, a Cia do Outro traz “A Culpa” e “O Viajante”, no projeto 2 x 1, espetáculos com muitos prêmios em sua bagagem, que vem gratuitamente pelo projeto de Circulação Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário