domingo, 20 de fevereiro de 2022

CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE, LEI DA CULTURA E DANÇA SÃO DESTAQUES

 


Músicos iniciam campanha beneficente em prol de Nice Silva

Os membros da Asguampe (Associação Guaçuiense de Músicos e Produtores de Eventos) e membros da comunidade estão numa franca campanha de arrecadação de recursos para custear o tratamento da cantora Nice Silva em São Paulo. A princípio a intérprete queria vender o violão dado a ela pela dupla sertaneja Victor e Léo, porém, por iniciativa de amigos, uma vaquinha foi iniciada com doação pelo pix.

A entidade dos músicos e produtores, diante do apelo da cantora, resolveu apoiar a campanha com a realização de duas lives beneficentes, neste final de semana, 26 e 27 de fevereiro, a partir das 16 horas, sendo transmitidas pelo canal do youtube. No banner acima, maiores informações.


Governo lança Lei de Incentivo à Cultura Capixaba

O Governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado da Cultura – Secult-ES, deu um passo importante no fomento de políticas públicas na cultura capixaba. No dia 02 de fevereiro, no auditório do BNDS, foi lançada a Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), que permite o financiamento de projetos culturais de forma indireta, por meio do repasse de empresas contribuintes no Estado; estas poderão compensar o valor aplicado com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), destinando parte deste imposto para apoiar projetos do setor.

No evento, foram apresentadas as oportunidades existentes na Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, como a previsão de R$ 10 milhões a serem investidos por meio da concessão de crédito presumido, conforme frisou o Secretário de Estado Fabrício Noronha. Também foi realizado um bate-papo sobre as formas de investimento na cultura, com a participação de entidades convidadas.

Depois desse lançamento, várias reuniões ocorreram em cidades capixabas, objetivando prestar maiores informações aos artistas, instituições e empresários. As inscrições estão abertas pelo mapa cultural do Espírito Santo, e podem ser inscrever projetos em qualquer formato ou linguagem cultural, de médio e grande portes. Exemplos: shows, festas, mostras, feiras e festivais; planos anuais: espaços e temporadas de grupos estáveis; salvaguarda do patrimônio imaterial; revitalização do patrimônio arquitetônico, entre outros. 


Espetáculo de dança é sucesso em Guaçuí

Aconteceu na última quarta-feira (16) a apresentação do espetáculo de dança “Moquear: sem Receita”, da YUP! Produções, de Vitória, num solo da bailarina Yuriê Perazzini. A apresentação foi realizada no Teatro Municipal Fernando Torres devido à grande chuva que caiu durante a tarde em Guaçuí, sendo necessária a mudança de local.

Moquear: Sem receita propõe uma revisão histórica da colonização brasileira, com suas questões e contradições como o racismo, o machismo, a violência contra corpos femininos, pretos e indígenas e o apagamento de povos originários e povos trazidos escravizados para o Brasil.

Alunos de teatro do Ponto de Cultura do Grupo Teatro Gota, Pó e Poeira (Projeto Guaçuí Em Cena), público espontâneo e estudantes de capoeira do professor Dinei, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes estiveram prestigiando o espetáculo. Na ocasião, o Secretário Eleon Domingos e o Gerente de Cultura Guilherme Mendes parabenizaram à companhia pelo excelente trabalho realizado.

A apresentação foi gratuita dentro do Edital Setorial de Dança – Circulação 2021, da Secult- ES e Funcultura. A produção local foi do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira.



#culturacapixaba #teatrocapixaba #gotapoepoeira #licces

Nenhum comentário:

Postar um comentário