segunda-feira, 28 de março de 2022

A CULTURA CHEGANDO EM TODOS OS LUGARES

 


O Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira, de Guaçuí, retomou no dia 26 de março, em Jerônimo Monteiro, a execução de seu projeto aprovado pelo edital 022/2020 da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Funcultura) de Circulação Teatral denominado A Saga Amorosa dos Amantes Píramo e Tisbe, com espetáculo de rua e ainda uma oficina de teatro.

A apresentação do espetáculo aconteceu na Praça Antônio Alves Duarte, à noite, mas antes o diretor do grupo Carlos Ola realizou uma oficina de Teatro de Rua com objetivo de orientar atores e não atores para a utilização dos recursos de corpo e voz para a rua, na Biblioteca Municipal Maria Geanquinto, no Espaço Cultural Prefeito João Brito Netto.


A saga amorosa em Afonso Cláudio

Já nesta semana o grupo viaja para a cidade de Afonso Cláudio, quando realiza a Oficina de Teatro de Rua no Auditório da Igreja Católica, no horário de 14 às 17 horas; já no horário das 20 horas se apresenta na Praça Adherbal Galvão, com a peça que traz personagens de William Shakespeare e que leva o nome do projeto “A saga amorosa dos amantes Píramo e Tisbe”.

No espetáculo, uma companhia de teatro tem a incumbência de apresentar para o rei e a rainha uma peça que reúna amor e comédia. Por isso, encena um amor impossível entre Píramo e Tisbe, de famílias rivais, que combinam uma fuga para viver seu amor através do buraco de um muro. O decorrer dos fatos, entretanto, resulta num mal entendido cômico.

A apresentação e a oficina são gratuitas, dentro do edital nº  022/2020 da Secult-ES, pelo Funcultura, de Circulação Teatral.


Grupo Gota e Teatro Fernando Torres comemoram o Dia do Teatro

Com a estreia do espetáculo infantil “O Circo Faz de Conta”, no domingo, 27, o Grupo Gota, Pó e Poeira e o Teatro Fernando Torres comemoraram o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo.

O texto fala das dificuldades de manutenção de um circo com o seu dono colocando-o à venda. No entanto, precisa da presença de seus três palhaços desajeitados num espetáculo final para que o negócio se realize. O espetáculo acontece de forma inusitada ficando a decisão final do possível comprador fechar ou não o negócio. O espetáculo se faz com alguns números circenses que faz jus ao título da peça “O circo faz de conta”.

No elenco estão Matheus Soares, Lucas Almeida, Luiz Carlos Nascimento, Kaio Sarria e Carlos Ola. A cenografia e iluminação é de João Batista Ferreira e a maquiagem de Rafaela Carvalho. Texto e direção – Carlos Ola.


Guaçuí recebe o projeto Cultura em Toda Parte em maio

Com recursos da Secretaria de Estado da Cultura  - Funcultura-ES, Guaçuí recebe em maio uma etapa do projeto Cultura em Toda Parte,  com uma vasta programação musical, teatro,  dança, contação de histórias, oficinas, palestras, entre outras atrações.

Haverá programação gratuita no Teatro Fernando Torres, nas ruas, e em espaços alternativos, com a coordenação do IBCA/Galpão Produções.

Em breve divulgaremos a programação que conta também com atrações de Guaçuí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário