Coletivo Guaçuí em Cena, surgido
das oficinas do Ponto de Cultura “Gota, Pó e Poeira”, realizou no período de
dia 21 a 29 de abril deste, uma série de seis apresentações gratuitas da peça
“O menino que virou história”, para público espontâneo e estudantes das escolas
municipais e estaduais, tendo como objetivos facilitar o acesso dos mesmos aos bens
culturais, formação de plateia e, ao mesmo, exercitar seu processo de
profissionalização no mercado das artes cênicas.
O espetáculo foi apresentado em
cinco cidades: Guaçuí, Serra, Alegre, Anchieta e Cachoeiro de Itapemirim,
dentro do edital 19/2024, do Funcultura/PNAB, de projetos para as infâncias.
Com a aprovação nesse edital, a peça passou por uma reformulação em seu elenco
e também em seu cenário, para facilitar na sua circulação em espaços
alternativos pelos municípios capixabas.
“O Menino que Virou
História" é uma peça infantil que narra a aventura de Rafa, um garoto
que detesta ler e é forçado a frequentar uma biblioteca. Lá ele conhece Zig,
uma traça leitora que o introduz ao "Reino das Páginas", onde ele
descobre inúmeras aventuras, personagens incríveis e o prazer da leitura. A
história destaca a importância de ler para evitar que livros e os personagens
desapareçam.
Para contar essa história, o
diretor do espetáculo Carlos Ola teve a presença dos atores do Coletivo Guaçuí
Em Cena: Yago Cindra, Rafaela Carvalho, Saulo Matos, Eduarda Pascoal, Matheus
Soares, Caio Pereira e Scarlaty Couzi, além de Neuza de Souza na sonoplastia.
“Todos do elenco têm grande encantamento pelo texto de Nanna Castro que trata
de forma lúdica a necessidade do incentivo à leitura. São personagens bem
construídos e que levam à reflexão tanto da criança quanto do adulto”, garante
o diretor.
Para Rafaela Carvalho, atriz que
interpreta Zig, o texto trata de assuntos que vão além do incentivo à leitura,
pois evidencia também a questão de ser diferente dentro de um universo padrão e
oferece campo para se discutir até mesmo o bullyng e a rejeição. “O espetáculo
é uma grande reflexão sobre a aceitação e isso o faz uma ferramenta para também
os educadores”, declara.
A estreia do trabalho nessa nova
temporada aconteceu no dia 21 de abril, no Teatro Municipal Fernando Torres, em
Guaçuí, com entrada franca e contando com excelente público. Depois seguiu
apresentando em espaços alternativos e também em escolas da rede municipal e
estadual.
Além dessas cinco apresentações
oficiais da mini temporada, o Coletivo retornou à cidade da Serra quando fez
mais duas apresentações do espetáculo dentro da 4ª Mostra de Teatro da Serra a
convite do Teatro Estação Cidadania e Cultura, no dia 10 de junho, para uma
plateia formada basicamente de estudantes. Já nessas apresentações contou com a
participação dos atores Warlei Mota e Kaio Rodrigues.




.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário