terça-feira, 22 de abril de 2025

ESPETÁCULO DE GUAÇUÍ É PREMIADO EM FESTIVAL DE MINAS GERAIS

 

O coletivo teatral Guaçuí em Cena recebeu cinco importantes prêmios no 13º Festival Nacional de Teatro de Ubá, ocorrido no período de 12 a 21 de abril, na categoria comédia, quando apresentou o espetáculo “Amor com amor se paga”, do dramaturgo do século XIX França Júnior. Além do prêmio de melhor espetáculo da categoria, ainda recebeu os troféus de melhor cenário, melhor figurino, melhor direção para Carlos Ola, e melhor ator com Matheus Soares.

Saído do realismo do século XIX e transposto para as armadilhas amorosas do século XXI, o espetáculo conta a história de uma confusão entre casais tendo como pano de fundo o adultério. Já o fio condutor do humor está por conta de Vicente, um serviçal que acaba se envolvendo nas confusões amorosas do patrão, um juiz de direito. “Foi um exercício intenso de teatro ao transpor a linguagem de dois séculos atrás para as modernidades dos dias atuais, com uma suposta troca de casais, porém de forma leve e com muito humor”, declara o diretor.

Na condução do espetáculo, o coletivo levou para cena cinco atores: Eduarda Pascoal, Rafaela Carvalho, Igor Nunes, Yago Cindra e o premiado Matheus Soares; todos frutos das oficinas do Ponto de Cultura do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira. “As oficinas oferecem uma formação técnica e gabaritam os integrantes a estar em cena em importantes mostras, como essa ocorrida em Ubá. O espetáculo é fruto desses módulos e a premiação comprava que estamos no caminho certo”, afirma Soares.

A apresentação em Ubá é a primeira fora do município de Guaçuí. A peça estreou em 2023, passou por um processo de reformulação no seu elenco e agora parte para novos circuitos e mostras. A experiência, segundo o elenco, foi bastante positiva e o desejo é prosseguir com o trabalho para que o humor ainda seja mais preciso.

O coletivo, formado por jovens atores, destaca a importância do Festival de Ubá, impecável na sua organização e com excelentes produções de todo Brasil. Na sua grade estavam produções do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Ceará, Goiás, Santa Catarina, Minas Gerais e Espírito Santo. Houve ainda a presença de um grupo de Portugal, com um belo trabalho de teatro alternativo. Realmente Ubá foi palco das brasilidades onde a diversidade se expressou, definem os atores.







sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

PONTO DE CULTURA DE GUAÇUÍ ABRE MATRÍCULAS PARA OFICINAS DE TEATRO

 


O Grupo Teatral e Ponto de Cultura “Gota, Pó e Poeira” está com as inscrições abertas para as oficinas de jogos teatrais desenvolvidas para o município de Guaçuí e região. Ao todo serão seis módulos de conteúdos que envolvem introdução e história do teatro, improvisação, expressividade corporal, contação de história, produção de audiovisual e prática de montagem.

Segundo o diretor administrativo do Grupo Gota, Carlos Ola, o objetivo geral é promover a realização de aulas práticas e teóricas com utilização do corpo e voz, com dinâmicas e jogos dramáticos, tendo ainda a utilização de figurinos e instrumentos musicais de acordo com a necessidade de composição de cada cena, resultando em um trabalho final a ser apresentado no município, ao final dos seis módulos. As aulas acontecerão duas vezes por semana, no período da noite, oportunizando assim estudantes interessados em aprender teatro.

A prática de montagem e preparação do elenco vem sendo uma constante no município de Guaçuí capitaneada pelo grupo de teatro local quando revela e prepara para a cena novos atores e técnicos e os mesmos são inseridos no mercado e seguem nas companhias de teatro da cidade e da região.  Hoje, além do Gota, há mais coletivos criados a partir dessa experiência que vem desde 2009.

No ano passado, com recursos de fomentos municipais e estaduais, o Ponto de Cultura manteve uma turma fixa de 16 alunos que culminou na montagem Dom Casmurro apresentada no fim de ano no Teatro Municipal Fernando Torres e no próprio espaço de ensaios do Gota. E cada vez mais a procura é maior, garante Carlos Ola.



Para as aulas deste ano, os integrantes do Grupo Gota contam com recursos do edital Secult-ES de Seleção de Projetos da Lei Paulo Gustavo 2023 – Apoio à Programação Continuada de Espaços Culturais, garantindo assim a manutenção do espaço com suas atividades e com a premiação do Edital Sérgio Mamberti, de Pontos de Cultura. “Isso é muito importante para a manutenção do projeto, visto que atinge a adolescentes e jovens da região, integrando-os dentro das artes cênicas e ainda buscando a formação de plateia”, declara Neuza de Souza, atriz e uma das oficineiras do curso.

As matrículas seguem abertas com formulário nas redes sociais do grupo e ainda no Espaço Cultural da companhia na Rua Joaquim Martinho de Carvalho, 211 – Centro, em Guaçuí, e as aulas se iniciam no dia 18 de fevereiro, às 18h30, dentro do módulo de introdução e história do teatro.