segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Guaçuí respirando cultura!


No dia 27 de agosto, o Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Esportes  - Leonardo Ridolfi recebeu na sede de sua Secretaria a fotógrafa Dara Garcia Lúcio, de Muniz Freire, quando  a mesma lhe entregou o resultado do Projeto Faces do Caparaó, sendo o conjunto de cartões postais de  atrativos culturais desta região.

Este projeto apresenta ao público capixaba cartões postais com imagens de 11 manifestações culturais de todos os 11 municípios que compõem a região do Caparaó, destinados à distribuição gratuita e com ênfase no turístico.
Segundo Dara Garcia, “a carência de métodos eficazes para atingir turistas de diversos lugares do país, atraindo-os para o Caparaó Capixaba, inspirou a estratégia de usar cartões postais com ênfase na cultura local como forma de atrair visitantes e consequentemente valorizar a produção cultural local”.
Faces do Caparaó
O projeto “Faces do Caparaó” conta com fotografias de Dara Garcia Lúcio que também é a responsável pelo projeto que foi selecionado no edital da Secretaria de Estado da cultura do Espírito Santo, nº 002/2017 de valorização da diversidade cultural capixaba.
A representação das manifestações culturais de Guaçuí foi o Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira que neste ano completa 35 anos de criação. As fotos foram com personagens de alguns espetáculos da companhia e o local escolhido foi o Cristo Redentor.

Moxuara em um grande show
Os sucessos que marcaram os 27 anos de carreira do Grupo Moxuara conduziram o show “Moxuara In Concert”,  no dia 31 de agosto, em Guaçuí. O espetáculo musical foi apresentado no palco do Teatro Municipal Fernando Torres, às 20 horas, para um público aproximado de 160 pessoas, com uma mistura de sons e ritmos que unem o requinte da música clássica à música popular regional.
O show “Moxuara In Concert” foi uma junção da música popular regional com a música clássica. Trouxe um repertório intimista e sensível com pitadas de música percussiva ao som das flautas bolivianas, que encantou a todos.
Entre os inúmeros presentes ao evento, estiveram a drª Danielle Leite Freitas e sua mãe Marília Leite, a escrivã Celinha Lino, a professora Anna Andrade e sua irmã Lúcia Andrade, o escritor Miguel Arcanjo Lamas e esposa. Todos saíram aclamando o belíssimo concerto.
Poison – um mergulho na realidade do feminicídio
Já o espetáculo de dança contemporânea “Poison”, inspirado no livro "Eu, Maria Nilce",  foi apresentado no sábado, 1º de setembro, no  Teatro Municipal Fernando Torres, em Guaçuí.  Uma mulher a frente do seu tempo: assim foi retratada a vida da colunista social Maria Nilce Magalhães, assassinada em Vitória no dia 5 de julho de 1989. Trechos da história jornalista, incluindo a sua morte, foram apresentados no espetáculo para uma seleta plateia, sob o comando da produção de Artênio Dutra. Houve ainda inda oficina de corpo com a diretora do espetáculo.
II Encontro de Bandas de Guaçuí
Para finalizar o final de semana de muitas atrações culturais, quatro bandas ou liras apresentaram-se na Praça João Acacinho, no dia 02 de setembro, dentro da programação do II Encontro de Bandas de Guaçuí, uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes.
Em apresentações emocionantes, músicos de Alegre, Guaçuí, Laje do Muriaé e Varre Sai trouxeram um repertório eclético, entre dobrados conhecidos a inesquecíveis clássicos mundiais, interpretados por Frank  Sinatra e Edith Piaf. Foi lindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário