segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

A HERANÇA QUE A CULTURA DEIXA NA SOCIEDADE


Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.
Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira, considerado um grande patrimônio imaterial e que completou recentemente seus 100 anos.
Os antigos carnavais de Guaçuí
E Guaçuí já foi berço de grandes sambistas, boas escolas de samba, grandes carnavais e bailes tradicionais no Guaçuí Tênis Clube e no antigo Salão do Pedro Antônio, de que se recordam muitas pessoas da época. As ruas e os clubes viviam uma atmosfera de folia, com muitos mascarados, fantasias bem originais e luxuosas, bandas tocando marchinhas e ruas decoradas. Eram ambientes tranquilos, alegres e familiares!
Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. O grande problema de hoje é que a geração passada não transmite mais os mesmos valores que seus pais lhes ensinaram. E a memória vai aos poucos esquecidas e é preciso que a escola faça o papel de transmissor dessa herança.
Uma nova geração musical de exemplo
Recentemente a Escola Antonio Carneiro Ribeiro, na abertura de seu ano letivo, no dia 05 de fevereiro trouxe ex-alunos para tocar e saudar a chegada de seus estudantes. A ideia foi mostrar que aqueles que um dia deixaram os seus bancos escolares avançaram nas artes e que podem ser espelho para que outros alunos também prossigam.
Os integrantes da Banda Terceira Fase – Pedro Henrique e Carlos Gabriel – tocaram alguns rocks nacionais, levando aos estudantes um ritmo que perdeu força nos últimos tempos, mas mantém sua resistência e quer estar no seu lugar de destaque. Vale ressaltar que a banda completa tocou no Pub, na última sexta feira. Já Vitória Ribeiro mostrou a beleza da MPB brasileira, na escolha de letras mais profundas e sensíveis, saindo do lugar comum.
Com isso se mostra que a principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo, que consiste na capacidade que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, sobretudo resistindo ao consumismo sem freio e aos produtos descartáveis.
Um novo espetáculo teatral
É o caso do espetáculo “O Acerto de Contas”, que estreia em março no Teatro Fernando Torres, ao trazer a conhecida história de Otelo, porém numa nova roupagem, em que se sobressaem o exercício interpretativo dos atores e um texto mais  intimista. A apresentação será no dia 23 de março, às 20 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário