quinta-feira, 8 de julho de 2021

Coletivo teatral faz apresentações em escolas

 

O Coletivo Guaçuí em Cena começou nesta quinta feira, dia 8, uma série de 10 apresentações do espetáculo “A pedra da lua – A lenda das icamiabas” para alunos das escolas municipais e estaduais de Guaçuí, projeto aprovado no edital 026/2019 de coletivos juvenis -  interações estéticas da Secretaria de Estado do Espírito Santo – Secult-ES.

A proposta inicial do projeto era atingir cinco escolas e um total de 2600 alunos, no entanto, devido à pandemia do Covid 19 - que impôs muitas restrições, o espetáculo será apresentado para uma plateia reduzida, de 5º e 6º anos, em área aberta, com uso de máscaras e distanciamento. Os diretores  dos estabelecimentos de ensino consentiram com as apresentações devido ao risco baixo neste município e ainda o tema de o espetáculo estar relacionado aos conteúdos didáticos das turmas envolvidas.


Lendas e mitos da Região do Caparaó

O texto, inspirado nas lendas contadas por José Wlademiro de Carvalho, escritor e historiador, narra as trajetórias de Guaracy e Jacy, separados por mundos diferentes, que no entanto acabam por se esbarrar num portal místico na Serra do Caparaó.  Durante uma excursão ao Pico da Bandeira, Guaracy se perde do guia e se depara com o portal que tem como guardião o turrão Puchirõ, protetor de um reino místico e é nele que vive a princesa Jacy querendo descobrir a sua história.


Lendas como da “casa queimada” no Pico da Bandeira, das mulheres guerreiras do Caparaó, da constelação das Três Marias e da serpente guayupiá serão contadas pelo coletivo que vem desde o ano passado se preparando para as dez apresentações.

O líder do coletivo e ator Kaio Serafim está entusiasmado em reencontrar o público e ainda exercer a possibilidade de uma mini temporada. “É um momento de euforia poder voltar aos palcos, mesmo que esse seja em quadras e pátios escolares, e ter esse encontro direto com o público. Será o momento também de experimentar o que temos estudado e ensaiado de forma prática e concreta”, declara.


No elenco e técnica estão Kaio Serafim, Lucas Almeida, Rafaela Carvalho, Breenda Martins, Luiz Carlos Nascimento, Raynne Medeiros e Matheus Soares. O diretor convidado é Carlos Ola e a cenografia é de João Batista de Moraes. As apresentações acontecem até o dia 27 de julho em seis escolas deste município.

Vale ressaltar que o Coletivo Guaçuí em Cena é oriundo das oficinas do Ponto de Cultura do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira, e seu elenco é formado de atores até 27 anos, sendo esta uma das prerrogativas do edital de coletivos juvenis da Secult – ES.



Nenhum comentário:

Postar um comentário