segunda-feira, 22 de maio de 2017

LITERATURA E ARTE DO CAPARAÓ NA FEIRA LITERÁRIA E NO PONTO DE CULTURA

O campus de Goiabeiras da Ufes sediou, entre os dias 17 e 21 de maio, a IV Feira Literária Capixaba (Flic-ES), evento reuniu escritores e artistas locais com o objetivo de favorecer o acesso da comunidade em geral ao livro e incentivar a leitura. As atividades foram realizadas no Centro de Ciências Exatas (CCE) e contou com uma visitação intensa de alunos e leitores diversos. A região do Caparaó se fez presente no evento, tendo importante participação da escritora Neuza Jordem, de Iúna, além de visitação dos estudantes da Escola José Antônio de Carvalho, do distrito de São Tiago, e presença do escritor Francisco Aurélio Ribeiro, também de nossa região.
Outra participação da região do Caparaó foi através do espetáculo “O tratador de estrelas”, da Ab Produções, monólogo encenado pelo jovem ator Fábio Aiolfi, em parceria com o Grupo Teatral “Gota, Pó e Poeira”, aqui de Guaçuí. Com direção de Carlos Ola e texto de Vilma Belford, inspirado na obra “O pequeno príncipe”, a peça encheu o ambiente de lirismo provocando lágrimas e risos na plateia. Após a apresentação da peça, já convidados para o próximo ano, Fábio Aiolfi e Carlos Ola declamaram poesias num sarau realizado por poetisas de Cariacica.
Este ano, a feira homenageou a escritora Maria Stella de Novaes, falecida em 1981. A professora foi membro de diversas instituições culturais, como o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Foi também uma das fundadoras da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras, tendo publicado livros sobre botânica, pedagogia, história, folclore e literatura. O evento contou ainda com shows musicais, debates, contação de histórias, apresentação de dança e corais, numa perfeita comunhão entre o incentivo à leitura e as artes. Seria um bom evento para a região do Caparaó, sem dúvida.


Ponto de Cultura encerra módulo com Romeu e Julieta
Vinte jovens, entre 13 e 25 anos, concluíram no dia 16 de maio o primeiro módulo da Oficina de Teatro e Prática de Montagens do Ponto de Cultura e Projeto “Guaçuí Em Cena”, que tem o apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, através do edital Secult-ES nº 002/2016, do Funcultura. Este módulo foi ministrado pela professora Neuza de Souza, com aulas de introdução e história do teatro, que resultou em duas peças teatrais: “Urruh”, de autoria de Lucas Dias Machado, e “Romeu e Julieta”, adaptação da obra de Willian Shakespeare.
As aulas aconteceram no Teatro Fernando Torres, nos meses de março, abril e maio, numa mescla entre exibição de vídeos, debates, conversas em círculo e exposição de conteúdo, resultando em peças nos dois gêneros mais conhecidos das artes cênicas – a comédia e a tragédia. O empenho dos alunos foi intenso, avalia Neuza de Souza, o que gerou o trabalho apresentado no dia 16 de maio para uma plateia de 50 pessoas, entre amigos e familiares dos alunos.

Já nesta semana tem início o segundo módulo, desta vez com o ator Edmar da Silva,  que vai oferecer aos alunos jogos teatrais, com técnicas que vão da improvisação à criação de cena. A expectativa do oficineiro é também produzir ao final do módulo pequenos espetáculos, integrando a parte teórica à prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário