terça-feira, 31 de março de 2020

MARÇO – VÁRIAS DATAS PARA O DIA DO TEATRO


Em 1961, com a inauguração do Teatro das Nações, em Paris, constituiu-se, também, o Dia Mundial do Teatro, o que é comemorado também no Brasil. Mas há também um Dia Universal do Teatro, a 21 de março; um Dia do Artista de Teatro, a cada 19 de agosto, e um Dia Nacional do Teatro para a Infância e a Juventude, em 20 de março.

O que caracteriza o teatro? Qual a origem do teatro? Antes de mais nada, pode-se destacar o seu aspecto lúdico, isto é, de jogo, de faz de conta... Neste sentido, segundo o crítico Antonio Hohlfeldt  pode-se dizer que o teatro surgiu a partir de brincadeiras que se faziam em torno de fogueiras. As pessoas faziam gestos, contavam histórias, as sombras se projetavam nas paredes, a imaginação das pessoas corria à solta, quer da parte de quem narrava/representava/imitava certos gestos e/ou ações, quer da parte de quem ouvisse/visse tais representações.

O surgimento do teatro

Imitava-se os animais, as pessoas, as ações de uns e de outros. Assim também nasceu a dança. Num e noutro caso, para dar maior verossimilhança, as pessoas se enfeitavam (nascia o vestuário, a indumentária), com penas das aves, peles de animais, roupas variadas... Seja como fosse, alguém, o ator, travestia-se, transformava-se em outra pessoa ou outro ente que não ele mesmo.
A representação teatral é muito antiga no Oriente: o Japão tem gêneros como o nô e o kabuki, extremamente formalizados, com um conjunto de regras fixas, que precisam ser aprendidas pelo intérprete. Na China, notabilizou-se o chamado teatro de sombras, o de marionetes e os espetáculos circenses. Aliás, Platão, em A república, quando no Livro VII quer simbolizar o mundo humano pela imagem da caverna, onde todos habitaríamos, não deixa de referir as marionetes, divertimento que então chegava à Grécia, através do Egito, segundo o historiador Heródoto.

O teatro grego e o primeiro ator

O teatro grego, em sentido estrito, teria surgido de rituais religiosos dedicados ao deus Baco, protetor das vindimas. As sociedades rurais organizam seus calendários evidentemente marcadas pelas épocas de plantio e colheita. O sucesso do plantio depende da qualidade da semente. A mãe-terra, ao receber a semente, que parece morrer, guarda-a durante um certo tempo e depois a devolve, transformada em uma planta. Para isso, é fundamental a fertilidade dos solos. O deus protetor da fertilidade era Príamo, cuja imagem correspondia ao pênis masculino, o falo. Realizavam-se procissões carregando imagens de todos os tamanhos deste deus protetor.
Em algum momento, conta-se que um dos sacerdotes que comandavam tais ações resolveu realizar uma ação individualizada. Seu nome seria Téspis, e assim teria nascido o primeiro ator. Dali em diante, os espetáculos teatrais, vinculados a tais tradições, ganhariam, crescentemente, dois e três atores, além dos coros, que se colocavam dos dois lados da cena, com cem pessoas, ao menos, representando as vozes das comunidades.

O teatro diante o Corona Vírus

Na última sexta-feira (27), foi, pois, o Dia Mundial do Teatro. Nada a comemorar, graças à Covid-19, mas lembremos que o artista - o dramaturgo, o diretor, o encenador, o ator/atriz etc. - continuam, mais do que nunca, importantes na sociedade.  E foram muitas postagens nas redes sociais e em “lives” lembrando este dia. 

O Espírito Santo é rico em companhias e grupos teatrais e se fez fortemente representado desde os anos 70 com o Grupo Ponto de Partida e tantos outros. Depois veio uma geração ligada à Federação Capixaba de Teatro Amador (Fecata), nos anos 80. E dentro dessa leva, surgiu o Gota, Pó e Poeira, de Guaçuí, com 36 anos de atividades. E, bem recentemente, o Homônimos Perfeitos, de Celina, há 3 anos; e a Cia “Mais um ponto, mais um conto”, em 2019. Parabéns!

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