domingo, 16 de abril de 2023

GRUPO GOTA EM CIRCULAÇÃO DE ESPETÁCULO NO ESTADO


O Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira, de Guaçuí, começou em fevereiro, em Vitória,  a execução de seu projeto aprovado pelo edital 013/2021 da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Funcultura) de Circulação Teatral do espetáculo Os Sacrilégios do Amor, e seguiu depois para as cidades de Anchieta - em março, e de Alegre e Castelo, em abril. A quinta apresentação vai ser definida em breve.

Inspirado em contos do livro “A vida como ela é”, o espetáculo conta com sete atores que vivem em cena personagens do universo de Nelson Rodrigues em tramas que envolvem paixão, adultério e morte.  A esposa submissa, a ninfeta, o funcionário público, o marido adúltero, os amigos de repartição, a gostosa da firma, e outros personagens são transportados para o palco num jogo veloz de cenas.


Segundo o diretor administrativo do grupo, Carlos Ola, “o espetáculo retrata um pouco o universo rodrigueano dos contos no palco, ao trazer ainda a pesquisa do teatro narrativo com dramaturgia e direção de Ribamar Ribeiro, dentro da Oficina de O Ator Autoral. As histórias divididas em quadros revelam as personagens obsessivas e seus sacrilégios feitos por amor”, declara.

Com pouco mais de um ano de estrada, o trabalho já passou pelos Festivais de Teatro de Guaçuí e de Vitória, e no ano passado foi premiado como o melhor espetáculo de palco e melhor atriz coadjuvante (Eliane Correia) no Festival de Teatro de Passos e Região, em Minas Gerais. Neste ano vai para os festivais de Ubá e de Araçuaí, ambos em MG.


Além do espetáculo, o grupo ainda faz uma exposição de 30 fotos do processo de criação e ainda da montagem realizada dentro da Lei Aldir Blanc, no ano de 2021. As imagens é do fotografo paranaense Eder Gaioski e do acervo da companhia.

No elenco estão Neuza de Souza, Eliane Correia, Aline Saraiva, Jacimar Henrique, Ronny Pires, Lucas Almeida e Kaio Serafim. A iluminação é de Carlos Ola e a operação de som de Edmar da Silva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário