quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

PROJETOS APROVADOS NO FUNDO A FUNDO INCREMENTAM A FEIRA NATAL DE LUZ EM GUAÇUÍ

 

Ampliar o acesso da população aos bens e serviços culturais, por meio da descentralização de recursos aos fundos municipais de cultura instituídos e apoio das políticas públicas municipais para o campo da cultura, é o objetivo de diversos shows musicais que estão acontecendo durante a programação da Feira Natal de Luz da Acisg – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guaçuí, com recursos de transferências fundo a fundo no âmbito do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo – FUNCULTURA e do município de Guaçuí.

O repasse ao Fundo Municipal de Cultura de Guaçuí aconteceu em agosto,  sendo duas parcelas do Estado e uma parcela da prefeitura municipal, totalizando R$ 126.000,00. E para chegar aos artistas e grupos guaçuienses, foi elaborado o Edital 001/2023, denominado Johnny Machado que contemplou 39 projetos, destes quinze para atrativos musicais que estão em apresentação nos meses de dezembro 2023 a fevereiro de 2024.

Já as apresentações de teatro, dança, artes plásticas, oficinas, cultura tradicional, literatura, entre outras ações vão ocorrer a partir de fevereiro seguindo até final de junho, com cronograma e anuência da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, que tem o Secretário Municipal João Batista de Almeida Proveti como o gestor dessa política neste município.

Essa ação do Governo do Estado segue no próximo ano com Guaçuí já aprovado entre os quase 60 que estarão recebendo novos recursos e oferecendo contrapartidas para realização de atividades culturais nas mais diversas áreas. “Isso gera produtos culturais de diversos artistas do município, ampliando o seu mercado de trabalho, e possibilitando atrações para o público e movimentação nos setores da economia, no caso o comércio local”, declara o secretário João Batista Proveti.


Todo esforço na movimentação cultural tem o apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Guaçuí, que aprova demandas e acompanha a seleção e execução dos projetos dos artistas locais, tendo 16 representantes entre titulares e suplentes do poder público e das instituições da sociedade civil. “É um trabalho anual e de grande responsabilidade do Conselho Municipal de Política Cultural, pois precisa estar atuante para acompanhar os trabalhos do Sistema Municipal de Cultura, que abrange o conselho, o fundo municipal e o plano de cultura da cidade”, declara Carlos Ola membro dos conselhos municipal e estadual.

Á frente da coordenação de execução dos projetos e sua programação estão o Gerente de Cultura Igor Nunes Gouvêas e o Superintendente de Cultura Miguel Aparecido Teodoro. Eles observam a potência dessa política cultural que valoriza o artista e as instituições e abre caminho para que cada vez mais esse setor se profissionalize e apresente grandes resultados artísticos. “Ao incentivar os trabalhadores das artes a produzirem, faz com que busquem uma qualidade ainda maior nas suas obras e garantam ao público o acesso a esses produtos”, declara o gerente.

Desde o dia 15 de dezembro, a programação da Feira Natal de Luz 2023 contou com apresentações das Bandas Samba Moleque, Edmar Moreira, Eternize Musical, Salvador - Forródi2, Projeto Paralelo 80 e Hellory And Solitaryman. E de hoje (21) até sábado, o evento contará com os grupos Zero28 – Samba & Pagode, Filipe Fernandes, e Alternative Stage, respectivamente. Já no dia 23, no meio da Praça João Acacinho, no mesmo projeto, o Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira estará apresentando, também a partir das 20 h, o espetáculo O Circo Faz de Conta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário