domingo, 3 de dezembro de 2023

GUAÇUÍ EM MONTAGENS TEATRAIS E EVENTOS NO ESTADO

 


O circo faz de conta

O Coletivo Guaçuí Em Cena iniciou na última terça-feira, dia 28 de novembro, a circulação do espetáculo O Circo Faz de Conta, na cidade de Anchieta, no Espaço Rerigtiba, com entrada franca, na 7ª Mostra de Teatro daquela cidade. O espetáculo se apresentou dentro do edital da Secult-ES nº 010/2022, Setorial de Teatro, e contempla cinco cidades em diferentes regiões do Estado, e sempre acompanhado de uma oficina de teatro de rua e improviso ministrada por atores da companhia.

Cerca de 80 crianças estiveram participando da apresentação, algumas pela primeira vez no teatro, e confessaram maravilhadas com a montagem que n arra o drama de um circo prestes a ser fechado. Na história, com a iminência de fechar o circo, três palhaços são convencidos a elaborar e realizar números artísticos para agradar o novo comprador do empreendimento, arrumando assim muitas confusões. Floriosvaldo, o dono da lona, entrega a missão a Ping, Pong e Pirulito que se transformam em malabaristas, mágicos, ilusionistas, equilibristas, tudo dentro do universo do “faz de conta” e com interação da plateia. Mas os artistas não sabem o que está por trás das intenções do novo comprador – o senhor Trombique!

Oficina de Improviso e Teatro de Rua

Já a oficina foi ministrada para um público de 30 estudantes de ensino médio, sob o comando do ator Caio Pereira, dentro da metodologia do Improviso; e Carlos Ola, diretor de teatro, sobre a modalidade de teatro de rua.

Em cena estiveram os atores Kaio Serafim, Caio Pereira, Matheus Soares, Lucas Almeida, Wellington Lacerda e Carlos Ola, este como convidado. Na técnica esteve o ator Luiz Carlos do Nascimento, responsável pela iluminação e sonoplastia.

A Culpa

Outro espetáculo que também iniciou sua circulação pelo edital da Secult-ES nº 010/2022 foi a peça A Culpa, do Grupo Anônimos de Teatro e que tem a participação de dois artistas guaçuienses – Neuza de Souza e Carlos Ola. Interpretada pelo ator Luiz Carlos Cardoso, de Cachoeiro, mas radicado em Vitória, a montagem caminha para onze anos de sucesso, já apresentada inclusive fora do país.

A apresentação de A Culpa ocorreu no dia 02 de dezembro, no Espaço Rerigtiba, dentro da 7ª Mostra de Teatro da cidade de Anchieta. O texto é uma adaptação do livro Carta ao Pai, do escritor Kafka.

4ª Conferência Estadual de Cultura

Aconteceu nos dias 1º e 02 de dezembro, em Nova Almeida, na Serra – ES, a 4ª Conferência Estadual de Cultura, com participação de cerca de 130 delegados oriundos de vários municípios capixabas e de setores artísticos. Neste encontro, foram eleitos os 40 representantes do Espírito Santo para a Conferência Nacional de Cultura que acontecerá em março de 2024 em Brasília.

De Guaçuí participaram os delegados eleitos na Conferência Municipal acontecida em outubro, Igor Nunes Gouvêa e Júlia Barbosa Gonçalves, e o Conselheiro Estadual de Cultura Carlos Ola. Todos participaram ativamente dos debates e das discussões dos eixos de cultura, quando ofereceram sugestões e aprovaram propostas.

Para a Conferência de Brasília, o Gerente Municipal de Cultura Igor Nunes foi eleito delegado nacional representando o poder público e participará da Conferência de Brasília em 2024. Júlia Barbosa ficou como primeira suplente representando a sociedade civil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário