quinta-feira, 13 de abril de 2017

GUAÇUÍ NA FORMAÇÃO DE PLATEIA

Se é difícil levar o público adulto para o teatro, melhor investir na formação de plateia.

Nesta semana a Cia Baiana de Riso retornou à cidade trazendo o seu conhecido espetáculo “Pretas por ter”, uma comédia debochada que fala sobre o amor. O humor do grupo já conquistou os guaçuienses, tanto que a peça já foi apresentada várias vezes no Teatro Fernando Torres, porém o público vai amadurecendo, os adolescentes de ontem são os jovens de hoje, e muitos agora é que podem ver o trabalho.
As apresentações começaram no dia 12 de abril, em dois horários, de manhã e à tarde, para alunos da Escola Municipal Deocleciano de Oliveira. Cerca de 430 estudantes tiveram aula com Marlene e Altair, personagens icônicas da Companhia que hoje está praticamente sediada no Estado do Rio. E no domingo de Páscoa, dia 15, às 20:30 horas o elenco reapresenta do espetáculo no Fernando Torres, que certamente terá um público garantido, visto o sucesso do mesmo em todo o Brasil.
Aproveitando a estada em Guaçuí, os atores ainda fizeram, na quinta feira, para a Escola Municipal São Geraldo a apresentação do espetáculo infantil “Quem conta um conto”, um misto de contação de histórias, brincadeiras e musical. Lógico que a veia de humor dos atores foi mantida e os alunos embarcaram na história, com muita participação.
Nesta onda de formação de plateia para a continuidade das atividades do Teatro Fernando Torres, quem também buscou esse recurso foram a Escola Anísio Teixeira e o Colégio Israel, ambos assistiram o trabalho do Grupo “Gota, Pó e Poeira”, o Gato de Botas, encenado em comemoração do Dia Mundial do Teatro que foi no dia 27 de março. A apresentação visou ao lançamento do projeto de leitura das respectivas escolas.
Para essas apresentações, o Grupo Gota contou com parte de seu elenco mais antigo: Edmar da Silva, João Batista de Moraes e eu (Carlos Ola), e integrantes do seu Ponto de Cultura dentro do Projeto “Guaçuí Em Cena”, sendo Erich Duarte, Duda Martins, Renan Amorim e Matheus Soares. O clássico agradou e o grupo pretende reapresentá-lo em breve, a exemplo do que fará com “Bom dia todas as cores”,  nos dias 29 e 30 de abril, às 16 horas, em Guaçuí.

Outras linguagens artísticas também estão sendo desenvolvidas no município com a participação de alunos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente já está bem adiantada com a produção dos curtas ambientais, a serem apresentados na Feira do Verde de Guaçuí. A oficina de roteiro e iniciação começou em março, e os alunos já estão ensaiando para a gravação dos vídeos. Vale lembrar que os filmes das edições anteriores vêm conquistando prêmios em todo o Brasil, sendo inclusive exibidos em várias mostras e festivais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário