terça-feira, 6 de junho de 2017

UMA SEMANA DE COM ÓPERA E VÍDEOS AMBIENTAIS

Os 18 anos do Teatro Municipal Fernando Torres começam a ser comemorados com ópera, no dia 10 de junho, às 20 horas, com entrada franca, dentro do Projeto de Circulação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.  “O Telefone” narra a história de Bem (barítono), que tendo um presente, vem visitar Lucy (soprano) em seu apartamento, ele quer pedir sua mão em casamento antes que ele parta em uma viagem. Apesar de suas tentativas para chamar sua atenção o tempo todo, não é suficiente para fazer a sua pergunta, pois Lucy está ocupada com conversas intermináveis ao telefone celular. Entre suas chamadas, quando Lucy sai da sala, Ben ainda tenta destruir o aparelho de celular - sem sucesso, restando apenas uma tentativa de comunicar o seu pedido.
A montagem, dirigida por Janette Dornellas, explora a influência direta que as comédias francesas e operetas exerceram sobre nosso teatro na segunda metade do século XX. O roteiro musical incorpora árias e recitativos da ópera traduzidos para o português, numa versão contemporânea.
O Telefone é, acima de tudo, um espetáculo leve, ligeiro, gaiato e bem-humorado. Mas é, principalmente, com a experiente e consagrada dupla de atores-cantores e com toda a malícia e frescor de seu jogo de cena, que essa pequena joia de Menotti vem tocando o coração das plateias por onde passa.
ESCOLA ANTÔNIO CARNEIRO VENCE MOSTRA DE VÍDEO
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Antônio Carneiro Ribeiro”, de Guaçuí, Região do Caparaó, foi a grande vencedora da cerimônia de premiação da V Mostra de Vídeos  - Curtas Tema Ambiental, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guaçuí, realizada no dia 1º de junho, no Teatro Municipal  Fernando Torres. O vídeo produzido com participação de alunos de ensino fundamental e médio recebeu três prêmios, sendo de roteiro original, fotografia e melhor curta.
A mostra, que ocorre desde o ano de 2013, contou com a participação de escolas das redes municipal, estadual e privada, sendo sete curtas participantes, todos com o tema escolhido para este ano - “Mata Atlântica” - e tem como objetivo apresentar temas relacionados a questões ambientais numa abordagem de situações vivenciadas no cotidiano da população em geral. Para isso, há oficinas de roteiro e preparação técnica, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, além de ensaios diversos para a filmagem dos curtas nas escolas.
O curta premiado da Escola “Antônio Carneiro Ribeiro” - O Coração da Floresta – teve o roteiro produzido pelos alunos do Curso Técnico Integrado: Kaio Sarafim e Maria Eduarda Mercúrio, ambos do terceiro ano, e fala de forma lúdica da necessidade de formar “guardiões da floresta” para defender a Mata Atlântica, e para isso recorre à narrativa de um jovem que tem seu destino mudado a partir de um encontro com figuras místicas da mata.

PREMIAÇÃO COM O GOVERNADOR DO ESTADO
Alunos e professores participaram nesta segunda feira, dia 05 de junho, às 10 horas da manhã, de uma segunda premiação da Mostra, no Teatro Municipal Fernando Torres, desta vez com a presença do Governador Paulo Hartung, quando o mesmo esteve em Guaçuí para assistir aos curtas premiados produzidos pelas escolas do município, entre outros assuntos de sua agenda na cidade.

Outros curtas premiados foram das escolas Deocleciano de Oliveira, São Geraldo e Escola Viva, em categorias como adequação ao tema, especial do júri, edição, roteiro adaptado. E, a propósito, os curtas estão sendo exibidos para escolas durante a semana, no Teatro Municipal. Vale a pena conferir o trabalho dos estudantes guaçuienses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário