segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Festival premia cena curta de Guaçuí

A cena “O cravo e a rosa”, com atuação dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro, foi a grande vencedora do I Festival Estudantil de Cenas Curtas realizado pela Asteca –Associação Teatral de Cachoeiro de Itapemirim. O evento foi realizado no dia 16 de novembro, no Teatro Rubem Braga, com participação de sete cenas curtas, envolvendo teatro e dança.
Com um tempo de 5 a 10 minutos, cada grupo estudantil deveria apresentar uma cena, em que foram julgados a interpretação, a dramaturgia, a sonoplastia, os figurinos, a maquiagem, entre outras categorias. Nos prêmios individuais a cena “O cravo e a Rosa”, em parceira com o Projeto Guaçuí Em Cena, ficou com os prêmios de Melhor Ator (Kaio Serafim) e Melhor Dramaturgia. A estudante Rafaela Carvalho foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz.
Estiveram participando da peça “O cravo e a rosa” os alunos Rafaela Carvalho, Kaio Serafim, Luiz Carlos Nascimento, Edson Rodrigues, Raynne Medeiros e Raone Barglini. Também estiveram participando Ludmila Mendonça e Lucas Dias.

Dança mobiliza público guaçuiense em Um Conto de Fadas
Com a participação de um excelente público no sábado e no domingo, dias 18 e 19 de novembro, no Teatro Municipal Fernando Torres, o Balé Rick Reis realizou o seu espetáculo de final de ano, reunindo grande parte de seus alunos. Este ano o tema escolhido foi “Um conto de fadas” e novamente encantou a todos pela beleza das coreografias, figurinos e movimentos.
Além das coreografias de alunos nas mais diferentes idades, um número que chamou muito a atenção foi o das mães – que também são alunas – e que veem no balé uma forma de estar em sintonia com a dança e a realização de antigos sonhos, pois nem todas puderam quando mais novas participar de aulas de balé.

Teatro de Guaçuí faz sucesso em Vitória
Em Vitória, no dia 19 de novembro, o Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira apresentou o seu espetáculo de rua “A estória do homem que vendeu sua alma ao diabo e quase perdeu o seu amor”, no Parque Moscoso, pela manhã, dentro do Projeto Cena Local do Centro Cultural Sesc Glória.
Aos poucos o público dominical do Parque foi chegando e se formou uma grande roda, rindo das confusões de Severo em busca de ficar rico e se casar com a filha do Coronel. A história, criada para ser feita por mamulengos, foi escrita pelo pernambucano Romualdo Freitas, e evidencia a questão das diferenças raciais e sociais.


As comemorações da Consciência Negra
O dia 20 de novembro é a data de comemoração do Dia da Consciência Negra em todo Brasil, porém a data muitas vezes passa despercebida, com exceção em escolas que ainda procuraram manter viva a memória dos heróis nacionais, como Zumbi dos Palmares.

Em clima de relembrar alguns expoentes da raça negra em nosso município, sempre é bom recordar Antônio Francisco Moreira, um artista de excelência e que deixou em muitas cidades marcas do seu talento. E Guaçuí continua a receber a todos de braços abertos devido a sua maestria na arte de esculpir e modelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário