segunda-feira, 6 de novembro de 2017

SARAU E MÚSICA COMEMORAM O DIA DA CULTURA EM GUAÇUÍ

No dia 05 de novembro foi comemorado o Dia da Cultura, porém diante das provas do Enem que mobilizaram grande parte da juventude estudantil brasileira, a data passou despercebida pela população. No entanto, vale ressaltar a data e afirmar que cultura se consome todos os dias, podendo ser nos mais variados estilos e gostos, basta apenas que as pessoas estejam desprovidas de amarras, visto que a arte deve ser livre sempre.

Escola realiza I Sarau Literário e Artístico
E para comemorar o Dia da Cultura, alunos dos terceiros anos do turno matutino da Escola de Ensino Fundamental e Médio “Antônio Carneiro Ribeiro” realizam no dia 08 de novembro, na Praça da Matriz, o I Sarau Literário e Artístico, com uma programação que envolve poesia, teatro, música, dança, dança, entre outras manifestações. O objetivo desse evento é finalizar os conteúdos de Língua Portuguesa levando para a rua de forma lúdica e artística.
Para esse primeiro sarau, os alunos aprofundaram-se na leitura de poemas contemporâneos, com foco na poesia social, tropicalista, marginal e concreta; além de músicas dos anos 60 e 70, teatro moderno e danças voltadas para a literatura. A princípio o sarau seria realizado antes das provas do Enem, mas devido ao período de revisão e de tempo instável, foi adiado para o dia 08. No caso de chuva, será realizado no Teatro Fernando Torres.

Cantora guaçuiense estreia show em Guaçuí
Também nesta semana, no dia 08, a jovem cantora guaçuiense Ana Moraes apresenta o seu show no Teatro Fernando Torres, às 20 horas, com participação dos músicos Crisler Zerbonn, Gabriel Tolotti e Pedro Zerbonn. Com uma bela voz, Ana Moraes cantará grandes clássicos da MPB e promete encantar a todos.
Há mais de um ano Ana Moraes vem prometendo a estreia de seu show no Teatro Municipal de Guaçuí, adiando o projeto devido a questões de ensaio e produção, e agora vai finalmente brindar a todos que já conhecem sua voz das encenações de Natal e Paixão de Cristo, e de outras participações. Os ingressos estão à venda na Clave de Som, e na hora na bilheteria do Teatro.

Em tempos de Halloween
O halloween é uma festa muito popular americana, de origem anglo-saxônica, cultuada principalmente por crianças. Neste ano ganhou dimensões maiores em Guaçuí devido à polêmica de uma indicação de lei proibindo sua realização em escolas municipais. Ora, as bruxas povoam o universo infantil há muito tempo, e serviam como exemplo de ensinamento moral e educacional nos séculos passados, tanto que nos principais contos de fadas elas sempre estiveram e sempre estarão presentes. Então, não será uma lei municipal que vai impedir o imaginário das pessoas.

Estudando suas origens e sua efetivação como cultura, algumas iniciativas deram corpo à festa no município, em eventos que envolveram teatro, dança, música e caracterização. Foi o caso da Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro, através das disciplinas de inglês e história, de acordo com seu projeto educacional já montado desde o início do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário