quarta-feira, 4 de abril de 2018

CURITIBA É PALCO DE ESTREIA DE TRABALHOS DE GUAÇUÍ NO TEATRO


Foram quatro dias de apresentações, sete sessões, dois espetáculos e cinco espaços diferentes, no período de 28 a 31 de março. Assim se resume a participação do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira, de Guaçuí, no Festival de Teatro de Curitiba, na mostra Fringe, em 2018. E, mais uma vez, deixando propagada a cultura guaçuiense e capixaba.
No dia 28, na praça onde está o Relógio das Flores, próximo ao Cavalo Babão, o grupo guaçuiense fez a estreia do espetáculo “O médico à força”, livremente adaptado da obra do escritor francês Jean Baptiste Molière. A apresentação foi uma das que abriu a mostra Fringe, deste ano e contou com público espontâneo e de escola. Na ocasião, os atores deram entrevistas a estudantes de teatro da PUC, da capital Curitibana.
O dia 29 de março foi de intensa agitação com três apresentações. A primeira foi numa abrigo para moradores de rua, onde os mesmos recebem o café da manhã. Cerca de 40 atendidos participaram ativamente da apresentação, e se divertiram com os personagens de Martinha e Sganarelo, da comédia francesa. Já na hora do almoço, os atores do Gota foram para a Praça Rui Barbosa, frente ao Mercado, e reapresentaram a peça com enorme sucesso.
No mesmo dia, no período da noite, a estreia foi do espetáculo de palco “O acerto de contas”, livremente inspirado na peça Otelo, de Shakespeare. A apresentação foi no Teatro Universitário de Curitiba (TUC), na passagem para o Largo da Ordem. Mesmo com chuva, um bom público se fez presente, dentro daquele espaço considerado como “teatro de bolso”.
Já o dia 30 de março, sexta feira, as apresentações começaram com o espetáculo de palco, novamente no TUC, com casa cheia. Mesmo em horário alternativo, às 11 horas da manhã, a plateia de 60 lugares ficou totalmente tomada para assistir à peça “O acerto de contas”, encenado pelos atores Ronilson Silva e Jacimar Henrique.
No mesmo dia, no período da tarde, sempre antes das chuvas, o Grupo Gota foi para a Praça Menonitas e apresentou a peça “O médico à força”, contando com a presença de moradores daquela região e ainda membros de grupos de teatro do Paraná, presentes ao Fringe. A apresentação agradou a todos, inclusive a atores que já haviam feito aquele espetáculo.
Encerrando a participação do Grupo Gota em Curitiba, em 2018, a última apresentação aconteceu no dia 31 de março, pela manhã, no Mercado Municipal daquela cidade, cercada de muita movimentação. Os atores fizeram um aquecimento nos corredores do mercado e em seguida o cortejo até o ponto da apresentação. Novamente a peça “O médico à força” encantou ao público, inclusive contando com ex-alunos da Ufes, que já foram moradores de Alegre – Alaor Coelho e Higor Pinheiro.
Toda a trajetória do Grupo Gota, Pó e Poeira em Curitiba, em 2018, foi registrada pelos fotógrafos Marcelo e Eder Gaiosky

Nenhum comentário:

Postar um comentário