segunda-feira, 12 de novembro de 2018

O TEATRO COMO REFLEXÃO E INCENTIVO À LEITURA


Escola encena peça sobre leitura
Durante o ano letivo da Escola Antonio Carneiro Ribeiro, foi desenvolvido um projeto de teatro com alunos do ensino médio que resultou na montagem do espetáculo “A corte dos livros”. O espetáculo foi apresentado pela primeira vez no Ifes, Campus de Rive, e a depois na Semana Cultural da escola e na Mostra de Teatro da Região do Caparaó. Para finalizar o ano, o projeto bem sucedido vai ter seu encerramento nesta terça feira, dia 13 de novembro, às 19h 30min, com uma apresentação especial no Teatro Fernando Torres, para duas turmas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
Com o apoio do Ponto de Cultura – Guaçuí Em Cena, as aulas de preparação dos alunos aconteceram no período da tarde e noite, com participação de oito estudantes, e procurou aliar a questão do teatro com o incentivo à leitura. No elenco estão Bruna Cunha Rodrigues, Edson Aparecido Silva de Souza, Edson de Paula Rodrigues, Jheniffer Vellozo, Larissa dos Santos Oliveira, Maria Eduarda Braga, Rafaela Mendes da Silva e Halisson Marques Dias.
Na história o Rei Astolfo, após uma reunião com seu Conselheiro Rasputim, determina o confisco e a queima de todos os livros. No entanto, diante de uma premonição de Zena, a maga do reino, uma pessoa é trazida de uma época futura e faz com que a ordem seja descumprida, principalmente devido à relutância da princesa Elizabete.
A roupa nova do imperador em Colatina
As apresentações do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira continuam em alta neste ano. Agora, no dia 22 de novembro, cinco integrantes da companhia guaçuiense viajam para Colatina, onde apresentam o espetáculo A roupa nova do imperador. Essa apresentação especial faz parte das comemorações dos 35 anos do grupo e ainda do aniversário do Ifes, Campus Colatina, num convite do professor Fabrício Cunha.
Com uma temática bastante atual, A roupa nova do imperador é um clássico da literatura infanto-juventil, originário do conto oriental “Os impostores” e adaptado por Hans Christian Andersen. Conta a história de um rei muito vaidoso e que não se preocupa com o povo, e na ânsia de ter mais uma roupa nova, acaba sendo enrolado por dois espertos farsantes que se passam por costureiros. É uma comédia bem crítica.
Audição musical no Teatro Fernando Torres
E será no dia 24 de novembro, às 19:30h, no Teatro Municipal Fernando Torres, a Audição Movimento Cultural de Música Celso Montoni, com um vasto e eclético repertório, que vai desde clássicos da MPB e novos autores, reunindo corais, bandas, cantores solistas e instrumentistas.
Sendo já uma tradição no município, a audição promete agradar e vai contar com a presença da cantora Sânia Maciel, entre outros convidados. Segundo Celso Montoni, vai ser um belo momento cultural, em que a música vai preencher o palco do Teatro Fernando Torres com muita emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário