quinta-feira, 29 de novembro de 2018

A cultura teatral na região do Caparaó em cena no Estado


Espetáculo de Guaçuí encanta Ifes de Colatina
A roupa nova do imperador” foi o trabalho encenado por Guaçuí na VI Semana de Arte e Cultura do Ifes de Colatina, realizada no período de 19 a 23 de novembro, com o tema “Diversidade”.  A companhia guaçuiense se fez representar pelos atores Kaio Serafim, Lucas Almeida, Neuza de Souza, Matheus Soares e Carlos Ola, que também assina a direção.
Com apoio do Governo do Estado através do Edital nº 001 de Locomoção da Secult-ES/Funcultura, o Grupo Gota encantou a grande plateia presente, ao encenar um espetáculo com viés de humor e crítica social, baseado no conto oriental “Os impostores  e na versão infanto-juvenil de Hans Christian Andersen. Segundo Fabrício Moraes, um dos coordenadores do evento, “a peça serviu de inspiração e reflexão aos alunos presentes ao evento e ainda aos professores”.
O teatro de volta no Alegre
Há muitas décadas em Alegre existiu o Grupo de Teatro Pedro Bloch, saindo de lá grandes nomes do cenário artístico estadual, inclusive para a área de Letras. No entanto, por ser um município que recebe muitos universitários, sua população jovem é flutuante o que ocasionou o enfraquecimento do movimento e a paralisação do grupo. Numa iniciativa da Casa de Cultura de Alegre, com aprovação em edital do Funcultura no ano de 2017, foi realizada uma Oficina de Prática de Montagem no período de maio a novembro deste ano, o que resultou no espetáculo Estorinhas do Varandão, quando 22 atores participaram das diversas cenas.
A oficina e a montagem só se tornaram possíveis porque no ano de 2017 a presidente da Casa de Cultura, Zahir Aride, conseguiu aprovar no edital de diversidade o projeto “O Teatro de Volta à Cena no Alegre”, que projetava uma oficina de teatro de seis meses e um espetáculo em torno de 60 minutos. A participação na oficina foi intensa, chegando a 56 alunos inscritos, e finalizando com 22 atores, que apresentaram a montagem no antigo Clube Rio Brando, hoje Inova, no dia 23 de novembro.
Com direção de Carlos Ola e texto de Almir Carvalho, a montagem fez um recorte de fatos e personagens de Alegre, dentro da linha de crônica proposta pelo autor. O público relembrou histórias e se divertiu com o trabalho encenado por jovens atores de diversas gerações.
Guaçuí tem projeto aprovado em edital de coletivos juvenis
Quando se associa o incentivo à leitura e o teatro, o resultado sempre se torna interessante. É assim com a montagem “O menino que caiu na história”, da autora Nanna Castro, encenada pelo Grupo “Guaçuí Em Cena”, do Ponto de Cultura do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira. A montagem foi contemplada pelo edital Secult-ES nº 004/2018, do Funcultura, de incentivo a coletivos juvenis, com participantes até 29 anos.
Segundo Kaio Serafim, ator e  idealizador do projeto aprovado, “o espetáculo será apresentado gratuitamente para diversas escolas, principalmente àquelas cujos alunos têm pouco acesso aos bens culturais”. As apresentações começarão a partir de março do próximo ano, após agendamento com as escolas interessadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário