quarta-feira, 21 de abril de 2021

A CULTURA INDO ATÉ ONDE O POVO ESTÁ


A saga da Lei Aldir Blanc, aprovada no ano passado e que se encerraria no dia 31 de dezembro de 2020, com prestação de contas em março e abril de 2021, segue em frente, agora prorrogada pelo Decreto 10.683/2021, do dia 20 de abril, do Governo Federal. Entre as medidas aprovadas estão: a execução de projetos até 31 de dezembro de 2021; a apresentação de relatório final até março de 2022 - podendo prorrogar por 90 dias com justificativa; e a devolução de saldo até 10 de janeiro de 2022 pelos entes que não empenharam os recursos em 2020 ou não executaram como restos a pagar em 2021.

Isso não significa novos editais para a classe artística e nem o uso dos recursos que não foram empenhados. Significa que quem aprovou projetos terá mais prazo para realizar suas ações, o que já é um respiro muito grande para os produtores e artistas.

Seguindo a linha da semana passada desta coluna, mais alguns eventos já ocorridos em Guaçuí através da Lei Aldir Blanc, envolvendo nossos artistas.


Academia de Letras realiza sarau artístico

Em comemoração ao Dia da Mulher e ao Dia da Poesia, a Academia Guaçuiense de Letras e Cultura realizou no dia 14 de março, no Teatro Municipal Fernando Torres, o projeto Tertúlia – A força da mulher e da poesia, reunindo literatura, teatro, música, dança e artes plástica. A atração está disponível no canal youtube através do link https://www.youtube.com/watch?v=l1Dbzd3jpAg

A poetisa Veralúcia de Moraes, representando a instituição, foi quem fez a abertura do Sarau, quando falou da importância da Lei Aldir Blanc para os artistas do país. Em seguida, parte do elenco do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira fez a leitura de diversos poemas de autores guaçuienses, membros da academia e convidados, muitos enaltecendo a força e a beleza da mulher.  Outras participações vieram depois, como apresentação de dança pela Academia de Balé Rick Reis; números musicais com alunas da Escola de Música de Celso Montoni; e ainda uma participação especial na flauta com Rick Reis.

Este evento teve patrocínio da Lei Aldir Blanc, no seu inciso III, com edital da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Guaçuí.


Oficina de artesanato virtual

Outra ação do edital lançado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Guaçuí para implementação da Lei Aldir Blanc em Guaçuí, foi a oficina de artesanato promovida pela artesã Elízia Del Fiúme, no dia 17 de abril, com transmissão pelo facebook, e está disponível no link https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=6115939855098969&id=100000490456036&sfnsn=wiwspmo

A artesã promoveu a Oficina “Fuxico e suas utilidades”, quando contou a história do pedaço de retalho transformado em muitas formas de decoração de objetos, como pegadores, pregadores, imãs, porta papel, puxa sacos, entre outros, além de poder ser também aproveitado em roupas e panos de cozinha.


Live da Eternize nesta sexta feira

O Grupo Musical Eternize promete mexer com as emoções do seu público nesta sexta-feira, dia 23 de abril, a partir das 20 horas, no seu canal do youtube, com uma apresentação ao vivo. Vai ser uma noite com música de qualidade e muito romantismo. Vale a pena conferir. A transmissão será pelo link: https://youtu.be/-8gtAcOtlpY.


Coletivo de dança faz sua primeira apresentação

E no domingo, 25 de abril, também através de live, a Enamorada Cia de Dança apresenta seu espetáculo de dança “Retratos e Canções”, às 17h, pelo canal recém-criado do coletivo de bailarinos de nossa cidade. Ao todo serão sete coreografias que traçam um painel da música popular brasileira e que retratam as emoções do povo brasileiro. Entre as composições escolhidas estão clássicos de Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Sandra de Sá, Martinho da Vila, Elis Regina e Amianto.



3 comentários:

  1. Parabéns a Carlos Ola

    Página showwww e com informações necessárias para os artistas de nossa cidade

    👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

    ResponderExcluir