quarta-feira, 28 de abril de 2021

LITERATURA, DANÇA E TEATRO EM DESTAQUE NA SEMANA

 


Livro vai reunir textos de autores guaçuienses

Um antigo projeto da Academia Guaçuiense de Letras e Cultura saiu da gaveta e já ganha forma: uma coletânea de textos de seus confrades e confreiras, e convidados. A antologia está sendo produzida e em breve será lançada pela Editora Jordem, através do incentivo da Lei Aldir Blanc - edital nº 01/2020, da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Guaçuí.

O livro é uma contrapartida do edital que visa à manutenção de espaços culturais em tempos de pandemia. A princípio a AGLC pretendia realizar palestras com a classe estudantil nas escolas falando dos mitos, lendas e da cultura da região do Caparaó e ainda um concurso de poesia, no entanto com o prosseguimento dos protocolos sanitários que suspendeu as aulas presenciais, o projeto foi alterado, optando por publicar a coletânea que fala de saudade, amores, reflexões e atualidades, sendo o primeiro nessa linha em nossa cidade.


A representante oficial da AGLC neste projeto, a autora Veralúcia de Moraes, acredita que o livro possa incentivar o surgimento de novos leitores e ainda despertar o talento de novos autores, bem como apresentar ao público guaçuiense nossos escritores, em suas crônicas, poesias e contos.

A estreia de uma companhia de dança

A Enamorados Cia de Dança fez sua primeira apresentação oficial no último domingo, no Teatro Fernando Torres, com transmissão pelo seu canal no youtube. O espetáculo apresentado foi “Retratos e Canções”, conciliando a MPB aos passos das danças clássicas e contemporâneas, em sete belas coreografias, com participação dos bailarinos Eduarda Paschoal, Rafaela Carvalho, Sabrina Rodrigues, Gabriel Carvalho e Kaio Serafim.


Contemplada pelo edital 02/2020 da Secretaria de Cultura de Guaçuí, a bailarina Rafaela Carvalho resolveu homenagear grandes compositores da música brasileira e trouxe ao palco clássicos como “Beatriz”, “O bêbado e o equilibrista” “Mulheres” e “Retratos e Canções”, esta deu nome ao espetáculo.

Frutos das escolas públicas do município, os bailarinos mostram talento e vontade de prosseguir com a companhia e já estudam novas músicas e novos movimentos para o próximo espetáculo.

Quem não assistiu a live no domingo, dia 25, pode assistir pelo link https://www.youtube.com/watch?v=tQ5IRovUvAo


Coletivo teatral Guaçuí Em Cena faz apresentações nesta semana

Quem fará suas apresentações dentro do edital 02/2020 da Lei Aldir Blanc com parceria com a Secultures de Guaçuí é o Coletivo Guaçuí Em Cena, que traz ao público os espetáculos “A pedra da lua -  A lenda das Icamiabas” e “O menino que virou história”.

“A pedra da lua” é um espetáculo que reúne teatro e contação de história, e traz algumas lendas da Região do Caparaó, ligadas ao Pico da Bandeira, entre elas a história das icamiabas – mulheres guerreiras sem marido. A transmissão em forma de live será nesta sexta feira, dia 30 de abril, às 19 horas, do Teatro Fernando Torres.

Já no domingo, dia 02 de maio, acontece a live do espetáculo infanto-juvenil “O menino que virou história”, da premiada autora Nanna Castro. Além de ser um espetáculo bem divertido conduzido por uma “traça”, a peça ainda é um incentivo à leitura.

As transmissões acontecerão pelo canal do Guaçuí Em Cena, pelo youtube.

Oficinas e palestras culturais para a Região do Caparaó

Estão abertas as inscrições para as oficinas e palestras online voltadas preferencialmente para moradores de toda a região do Caparaó! (Alegre, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Iúna, Irupi, Muniz Freire e São José do Calçado). Elas acontecerão via Zoom, no período de 7 a 9 de maio, sendo as oficinas de contação de histórias, com Dalisa Campos; fotografia para shows, com Gustavo Louzada; interpretação para teatro, com Suely Bispo; stop motion, com Francisco Xavier; e as palestras Empreendedorismo para Artesanato, com Giovanni Zorzal; e Empreendedorismo para Música, com Daniel Morelo. As vagas são limitadas. A realização é do Instituto Parceiros do Bem, pela Lei Aldir Blanc com o apoio da Secult – ES.

Inscrições até 5 de maio no link:https://forms.gle/oJAeEXMPJyMQ9xReA




2 comentários:

  1. Estava no meu coração enquanto presidente ver este livro de nossa AGLC pronto.Mas o sonho se realizou com vc Carlos Ola.Quero cumprimenta-lo por essa vitória.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!
    É maravilhoso ver um sonho realizado.
    Sucesso!!

    ResponderExcluir